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sexta-feira, 9 de maio de 2008

Afinal, quem é a mulher em Apocalipse 12 ?????


Alguns católicos pensam que a mulher em Apocalipse 12 refere-se à Maria.

Isto é o que a piedade católica popular afirma:

“Maria é a mulher do Gênesis ao Apocalipse! Uma Mulher revestida de sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro (Ap 12, 1). Quem usa coroa, senão uma rainha? Maria é Rainha do Céu e da Terra!”

Incrivelmente, a quantidade de livros e sites católicos e de católicos que têm e defendem esta visão é imenso.

Não por acaso, encontrei esse mesmo texto, como cópia idêntica em vários sites católicos. Esta interpretação e visão, entretanto, está na contramão do que pensam eruditos católicos, conforme registros a seguir.

Vejamos qual a interpretação da Bíblia de Jerusalém (Primeira impressão em setembro/1985, Sociedade Bíblica Católica Internacional e Paulus, autenticada em 1.11.1980 com a assinatura de Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Na apresentação, os editores disseram que "após três anos de árduo e intenso trabalho, realizado por uma equipe de exegetas católicos e protestantes e por um grupo de revisores literários, puderam entregar ao público a tradução do Novo Testamento"). Pois bem, essa comissão exegética católica, concluiu o seguinte com relação à "Mulher vestida com o sol" (Ap 12.1.17):"A cena corresponde a Gênesis 3.15,16. A mulher dá à luz na dor (v.2) aquele que será o Messias (v.5). Ela é tentada por Satanás (v.9), que a persegue, bem como a sua descendência. Ela representa o povo santo dos tempos messiânicos (Is 54; 60; 66.7; Mq 4.9-10), e portanto [representa] a Igreja em luta. É possível que João pense também Maria, a nova Eva, a filha de Sião, que deu nascimento ao Messias (cf. Jo 19.25)".

Logo, o entendimento dos eruditos católicos é o de que a "mulher" em referência simboliza a Igreja perseguida. Apenas no final, dizem ser "possível" que o autor do Apocalipse estivesse pensando em Maria. Esta possibilidade não pode e não foi levada a sério, por se tratarem apenas de conjecturas, suposições bem distantes do significado real e original do texto. Coisa que o verdadeiro exegeta bíblico sério tem que reconhecer ao ler esta passagem.

Isaías 66.7-9 (referência citada pelos exegetas católicos): "Antes que estivesse de parto, deu à luz; antes que lhe viessem as dores, deu à luz um filho. Quem jamais ouviu tal coisa? (...) Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião mal sentiu as dores de parto, e já deu à luz a seus filhos".

Veja também os comentários da Bíblia Sagrada, Edição Ecumênica, tradução do Padre Antônio Pereira de Figueiredo, com notas do Monsenhor José Alberto L. de Castro Pinto, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, BARSA, 1964, aprovada, portanto, pela Igreja Católica:

"Apocalipse 12.1: Uma mulher: não é o símbolo da SS. Virgem, mas sim o do Povo de Deus, primeiro Israel, que deu ao mundo Jesus Cristo segundo a carne e depois o "Israel de Deus", isto é, a Igreja que enfrentaria as perseguições do Dragão. O sol, a lua e as estrelas são apenas figuras para expressar seu esplendor. Por acomodação a Igreja aplica este versículo à SS.Virgem".

Primeiro, os comentários católicos dizem o óbvio, o que não pode ter outra interpretação, ou seja, que a mulher revestida do sol simboliza o Povo de Deus, Israel donde nasceu Jesus, num primeiro momento; no outro momento, representa a Igreja perseguida.

No final, fala a verdade quando diz que o Catolicismo aplica o versículo à SS. Virgem por pura acomodação, o que me parece uma afirmação bastante sincera e verdadeira. Infelizmente a grande maioria dos católicos prefere ficar nas suas visões leigas acomodadas, do que evoluírem para um patamar mais esclarecido e exegético superior.

Relendo o texto, de acordo com essa interpretação comum aos exegetas católicos e protestantes: "(O Dragão) se irritou contra a Mulher (O POVO DE DEUS NA TERRA ) e foi fazer guerra ao resto de sua descendência (POVO DE DEUS NA TERRA), os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus" (POVO DE DEUS APÓS JESUS:A IGREJA NO PRESENTE E O REMANESCENTE DE ISRAEL QUE IRÁ NO FUTURO ACEITAR A JESUS COMO SEU MESSIAS) ( Ap 12, 17 ).

A Mulher, portanto, sem qualquer sombra de dúvidas, em Apocalipse 12 representa o povo de Deus, e atualmente a Igreja de Cristo, e isto, para a surpresa dos católicos menos esclarecidos, é uma interpretação bíblica em comum entre católicos e protestantes e não divergente!!

Maria acreditava em Jesus e o seguiu, portanto ela era e é também parte e participante conosco desta descendência do povo de Deus na Terra pois, segundo esta passagem e todo o contexto bíblico: São desta descendência espiritual do povo de Deus, apenas os que se comprometem com o Cristo Jesus, guardando os seus mandamentos e testemunhando-o como nosso Senhor e Salvador".

Reproduzo texto de um exegeta:

"Na dimensão que é própria de Deus, no céu, aparece uma “mulher”, que no grego, significa imediatamente, esposa e mãe, e nos faz pensar à aliança de Deus com o seu povo, muitas vezes expressas em termos de amor nupcial, e das Bodas do Cordeiro, como é o caso também do Apocalipse.

Vestida de sol porque cheia da glória de Deus; com a lua sob os pés porque já na eternidade, a lua tinha a função de regular o desenvolvimento do tempo no AT. E neste contexto de eternidade já conseguida, ela tem uma coroa de doze estrelas na cabeça. A coroa como símbolo de vitória (vocabulário grego próprio para a corrida olímpica onde os ganhadores recebiam uma coroa de louro). A esta altura, as doze tribos de Israel não são somadas aos doze apóstolos, mas se sobrepõem, mostrando a unidade do povo de Deus.

A assembléia eclesial que com muito esforço decifra o sinal à luz do AT já intuiu: trata-se do povo de Deus, visto nas suas dimensões transcendentes.
Mas, o sinal não termina aqui. O quadro parece mudar bruscamente, mesmo se a protagonista, a mulher, permanece. Ela está em trabalho de parto. A fecundidade que a palavra “mulher” indica, agora é explicitada. Esta mulher está para dar à luz, não obstante os obstáculos que deverá enfrentar. Será que ela dará à luz realmente? Quem será o filho?

Para compreender o sentido do parto é indispensável compreender um outro sinal, contraposto ao primeiro, pois facilita a interpretação: um imenso dragão cor de fogo, cor que evoca destruição e morte. Ele age entrando na história humana, especialmente atiçando nas realidades que dão tom à vida dos outros: são as estruturas, os centros de poderes (as cabeças com os diademas). Esta monstruosidade de negatividade demoníaca e maldade humana se opõem ao parto da mulher e têm a intenção de destruir o seu filho. O simbolismo complica, pois a pergunta era: o que significa o parto? Agora: por que este filho é este tão odiado? "
João finalmente nos dá uma resposta que ilumina: um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Quanto a isto, não resta dúvidas. O filho é Cristo. Mas, Cristo projetado no futuro escatológico, no final da história da salvação, quando terá a vitória final sobre o mal.

A Igreja e com a mulher: exatamente ela, deverá, com muita fadiga, dia após dia, anunciar Cristo. Como Paulo mesmo diz: “Meus filhos, por vós sinto, de novo, as dores do parto, até Cristo ser formado em vós” (Gl 4,19).

O fruto deste parto doloroso da Igreja é levado pra junto de Deus, posto num lugar protegido pelo poder de Deus. Nenhuma força humana, nenhuma força demoníaca poderá destruí-lo.

A mulher, porém, foge para o deserto. No AT, este era o lugar do amadurecimento na relação entre Deus e seu povo.

A Igreja deverá sentir o deserto, cansaço no caminho, esperança e confiança; também poderá significar aquela constatação de autenticidade que virá das provas e das perseguições. Mas, sobretudo deverá expressar um amor absoluto e radical.

Quem agora é esta mulher? É a Igreja, ou seja, continua sendo a imagem simbólica do povo de Deus na terra.

A mulher do Apocalipse, portanto, é cada um de nós (Igreja), que, devemos, não obstante aos obstáculos e às perseguições (dragão), anunciar a Boa Nova da salvação de Jesus Cristo (Filho com cetro de ferro) para todo o mundo, para que mais e mais filhos sejam produzidos dessa descendência espiritual na terra. "

Quer saber a fonte deste texto que postei?
Por incrível que pareça, foi escrito por um Padre católico...

Pe.Carlos Henrique de Jesus Nascimento
Padre e Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e Jerusalém
http://pecarlos.blogspot.com/2007/08/ap-12-quem-aquela-mulher.html

Concordo com tudo o que ele falou, apesar de não ser católica.

Portanto, os católicos que afirmam que a mulher de Apocalipse 12 é Maria, desconhecem na verdade o que ensina o Magistério da sua própra denominação, CONTRA-DIZENDO-O e até chegando a brigar por uma interpretação totalmente leiga (que afirma ser esta mulher Maria), chegando a odiar os protestantes, quando estes lhe apresentam uma interpretação mais coerente e concordante, inclusive, com o Magistério católico, e pelo visto ficam por aí fazendo uma interpretação particular que tanto condenam, e discordante dos exegetas sérios da sua denominação.

E de brinde, posto também para estes que desconhecem até mesmo o que diz o seu próprio Papa, sobre Gen. 3:15, aonde também os católicos contradizem o seu próprio Magistério ao afirmar que foi Maria quem esmagou a cabeça da serpente, e costumam relacionar esta passagem de Gen. 3:15 à de Apocalipse 12, quando na verdade o texto diz claramente que foi Jesus quem fez isso:

Palavras do Papa João Paulo II:

“Este desígnio do Pai começa a manifestar-se no "Proto-Evangelho" quando, a seguir à queda de Adão e de Eva, Deus anuncia que porá inimizade entre a serpente e a mulher: será o filho da mulher que esmagará a cabeça da serpente (cf. Gn 3, 15).”

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/audiences/2000/documents/hf_jp-ii_aud_20000105_po.html

A interpretação mais ortodoxa a respeito da mulher em Apocalipse 12, portanto, é a que representa a Igreja.

E o catolicismo na pessoa dos seus teólogos e Papas, de forma ORTODOXA considerada como verdadeira acerca do texto de Apocalipse 12, a interpretação de que MARIA NÃO É A MULHER DE APOCALIPSE 12.

Qualquer católico que seja contrário à essa ORTODOXIA, pretendendo fazer com que o texto afirme o que na verdade NÃO AFIRMA e dizer o que NEM OS SEUS PAPAS DIZEM, só demonstram desconhecer a ORTODOXIA E DOUTRINAS DA SUA PRÓPRIA IGREJA, muitas vezes defendendo um ensino e interpretação gerada apenas pela IGNORÂNCIA.

Baseados nesta ignorância, muitos chegam até mesmo a afirmarem que tal texto é uma “PROVA” de que Maria foi coroada Rainha dos Céus.

Tal afirmação só serve de prova, infelizmente, da total IGNORÂNCIA em que vive a maioria dos católicos, que NÃO APENAS DESCONHECEM O TEXTO BÍBLICO, COMO A INTERPRETAÇÃO ORTODOXA CATÓLICA DOS MESMOS, e usam fartamente tal texto bíblico nos debates com protestantes, demonstrando desconhecerem completamente a VERDADEIRA (ORTODOXA) INTERPRETAÇÃO ACERCA DO MESMO.

Paz e graça!